Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista REVISTA DO CROMG?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verficar o estágio de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade de seu trabalho em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word.

O texto deverá ser digitado em fonte Arial tamanho 12, com espaço 1,5 entrelinhas. A folha deve ser de tamanho A4, com formatação de margens superior e esquerda (3,0 cm), inferior e direita (2,0 cm). Todas as páginas devem ser numeradas a partir da página de identificação. O texto não deve ultrapassar 3.500 palavras incluindo as referências.

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO TEXTO

Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:

PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO:

Título: título completo em português, devendo ser conciso.

Nome dos autores:
a) Nome de todos os autores por extenso, indicando o Departamento e/ou Instituição a que pertencem;
b) Todos os dados da afiliação devem ser apresentados por extenso, sem nenhuma abreviação;
c) Endereço completo, telefone e e-mail do autor correspondente;
d) O número de autores de cada manuscrito fica limitado a 6 (seis). A inclusão de mais autores deve ser justificada.

PÁGINA DE TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE:

Título: título completo em português e inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.

Resumo e abstract: todos os artigos submetidos deverão ter resumo no idioma português e inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo 250 palavras. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados destacando-se objetivos, material e método, resultados e conclusões. Para as demais categorias, o formato dos resumos deve ser narrativo, mas com as mesmas informações. O resumo não deve conter citações e abreviaturas.

Palavras-chave e Keywords (termos de indexação): correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Destacar no mínimo três e no máximo seis termos de indexação em ordem alfabética, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Bireme »disponível aqui.

CORPO DO MANUSCRITO

Introdução: deve definir o problema estudado e relevância. Deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema. Ao final da mesma justificar a sua realização e o objetivo.

Material e Método: incluir os procedimentos adotados, universo e amostra; instrumentos de medida e, se aplicável, tratamento estatístico.

No caso de pesquisas clínicas, informar que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde e fornecer o número do parecer de aprovação.

Ao relatar experimentos com animais, indicar se as diretrizes de conselhos de pesquisa institucionais ou nacionais - ou se foram seguidas qualquer lei nacional relativa aos cuidados e ao uso de animais de laboratório.

Resultados: devem ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário.

Não repetir no texto todos os dados já apresentados em ilustrações e tabelas.

Discussão: Enfatizar os aspectos relevantes do estudo e comparar com os achados disponíveis na literatura. Incluir implicações para pesquisas futuras. Evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; podendo sugerir outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento.

Conclusão: devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo, relacionando os resultados obtidos com as hipóteses levantadas. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em no máximo três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

FIGURAS

Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada. As tabelas deverão ter as bordas laterais abertas.

Todas as figuras (fotografias, gráficos, quadros e desenhos) devem ser referidas no texto, sendo numeradas consecutivamente por algarismos arábicos e devem ser acompanhadas de legendas descritivas. Na apresentação de imagens e texto, deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes.

O paciente não poderá ser identificado ou reconhecível nas imagens.

As figuras devem ser enviadas em anexo, em extensão TIFF ou JPEG e com uma resolução mínima de 300 dpi. O número máximo permitido será de 4(quatro) figuras.

REFERÊNCIAS

• Máximo de 30 por trabalho;
• Deverão seguir os “Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver), »disponível aqui.
• Os títulos dos periódicos citados devem ser abreviados da forma como são apresentados no Index Medicus (Base de Dados Medline), »disponível aqui. Sem negrito, itálico ou sublinhado;
• As referências devem ser numeradas consecutivamente por ordem de entrada no texto;
• Publicações e/ou documentos com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros seguidos da expressão "et al";
• Referência a comunicação pessoal, trabalhos em andamento e submetidos a publicação não deverão constar da listagem de referências. Citar apenas as referências de relevância para o estudo;

Exemplos de referências:

Livro
Hargreaves KM, Cohen S. Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. 928 p.

Capítulo de livro
Soares JA, Silveira FF, Nunes E, César CAS. Técnicas de termoplastificação da guta-percha. In: Lopes HP, Siqueira Jr JF. Endodontia: biologia e técnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. p. 671-90.

Artigo de periódico
Zenóbio EG, Zenóbio MA, Nogueira MS, Silva TA, Shibli JA. Absorbed radiation doses during tomographic examinations in dental implant planning: a study in humans. Clin Implant Dent Relat Res. 2012; 14(3): 366-72.

Dissertação e Tese
Almeida AM. Alternativas de tratamento para hepatite viral crônica B: análise de custo-efetividade. [Tese]. Belo Horizonte: UFMG; 2011.

Artigo de periódico online
Peruchi CTR, França AB, Bispo CGC, Peixoto IF. Eficácia dos solventes no retratamento endodôntico de obturações realizadas com resilon/epiphany. Rev Assoc Paul Cir Dent. [Internet]. 2013 [citado 2013 Dez 13]; 67(1): [cerca de 5p]. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/apcd/v67n1/a12v67n1.pdf

CITAÇÃO NO TEXTO

Utilizar sistema numérico único para todo o documento, em algarismo arábico, na forma sobrescrita; números sequenciais - separar por hífen; números aleatórios - separar por vírgula. Citar nome do autor seguido do número de referência somente quando estritamente necessário. Caracteres de pontuação como "pontos" e "vírgulas" deverão ser colocados depois da citação numérica dos autores. No caso de dois autores, devem ser separados por “e”. Mais de dois autores, indicar apenas o sobrenome do primeiro seguido de et al.

Exemplos:

De acordo com Ferreira15 (2004), é prudente que se aguardem estudos longitudinais...

Para Zenóbio e Almeida13 (2005) a escolha de um material...

Silveira et al.22 (2003) destacaram que apesar do...

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB);
  3. O texto segue os padrõres de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

No caso de aceitação do trabalho, os autores devem enviar uma cópia das declarações datadas e assinadas por todos os autores.

1. Declaração de Responsabilidade: Declaramos que participamos do trabalho o suficiente para tornar pública a nossa responsabilidade pelo conteúdo. O manuscrito é original e o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista do Conselho Regional de Minas Gerais (CROMG), quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

2. Transferência de Direitos Autorais: Declaramos que, em caso de aceitação do artigo, a Revista do Conselho Regional de Odontologia Minas Gerais (CROMG) passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedado a qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista.

AVISO DE COPYRIGHT

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com finalidade de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

As declarações de responsabilidade e transferência de direitos autorais (datadas e assinadas por todos os autores) poderão ser enviadas para o e-mail: revista@cromg.org.br

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.



ISSN Impresso 1413-3326 | ISSN Eletrônico 2357-7835

Classificação Qualis - CAPES - B5 Odontologia

Indexadores e Diretórios: Google Acadêmico; PKP Index

Rua da Bahia, 1477. Lourdes – CEP 30160-011
Belo Horizonte – Minas Gerais
Telefone: + 55 31 2104-3000 | E-mail: revista@cromg.org.br