GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO CENÁRIO DE TRANS E PÓS PANDEMIA DA COVID-19

  • Ewerton José Moreira de Souza Unifenas
  • Luiz Fernando da Silva
  • Paulo Henrique Araújo
  • Vinicio Felipe Brasil Rocha
  • Fábio Luiz Mialhe
Palavras-chave: políticas públicas; odontologia comunitária; infecções por coronavirus; gamificação.

Resumo

Com a chegada da COVID-19 no Brasil, o Sistema Único de Saúde foi demandado quanto a sua capacidade de resposta frente a pandemia. Assim como as demais áreas da saúde, a prática odontológica foi bastante impactada exigindo mudanças significativas nos processos de trabalho. Nesse contexto, o desenvolvimento de atividades de educação em saúde mediadas por tecnologias pode se mostrar como uma alternativa viável. O objetivo desta comunicação breve é apresentar e discutir as possibilidades de utilização e aplicação de atividades gamificadas, através dos aplicativos e plataformas Kahoot, Mentimeter e Wordwall, pelas equipes de atenção primária à saúde, para fomento da educação em saúde bucal, possibilitando uma retomada segura das atividades, sobretudo na perspectiva do Programa Saúde na Escola (PSE). Verifica-se que tais ferramentas geram engajamento com o público infanto-juvenil, causando impactos positivos tanto no aspecto formativo quanto na possibilidade de autocuidado apoiado em saúde bucal. Entretanto, para isto faz-se necessária, a capacitação direcionada aos profissionais das equipes de saúde bucal, visando a melhor compreensão e utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Assim, a gamificação e o uso das plataformas e aplicativos apresentados parecem mostrar-se promissores para engajar pessoas, no que se refere a saúde bucal, possibilitando aumento da literacia em saúde, sendo factível de aplicação no âmbito da atenção primária em saúde.

Publicado
2021-10-14
Como Citar
Souza, E., da Silva, L., Araújo, P., Rocha, V., & Mialhe, F. (2021). GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. REVISTA DO CROMG, 20(2), 14-21. Recuperado de http://revista.cromg.org.br/index.php/rcromg/article/view/204
Seção
Artigos