Cisto do ducto nasopalatino

diagnóstico diferencial - relato de caso

  • ALEXIA SAMPAIO TEIXEIRA
  • PRISCILLA PALESCKA AMARAL
  • JOSE ANTONIO VALLE FROES
  • LEONARDO JOSE PIMENTA
Palavras-chave: Cisto do ducto nasopalatino. Cisto do canal incisivo. Cisto não odontogênico. Cisto maxilo-mandibular. Cisto periapical. Cirurgia periapical.

Resumo

O cisto do ducto nasopalatino é uma lesão cística não odontogênica sendo uma entidade incomum dos maxilares, que atinge com maior frequência pacientes do gênero masculino entre a quarta e sexta década de vida. Pode assemelhar-se clínica e radiograficamente a outras lesões císticas e sólidas na região anterior mediana da maxila. O objetivo desse trabalho é reportar um caso de cisto do ducto nasopalatino abordando características clínicas, radiográficas, diagnóstico diferencial e tratamento, relevantes na prática clínica odontológica. Essa alteração patológica foi observada por meio de uma radiografia de rotina em uma mulher com 72 anos de idade exibindo uma imagem radiolúcida bem delimitada na região anterior entre os incisivos centrais superiores. O caso foi tratado por enucleação cirúrgica e o diagnóstico confirmado por meio do exame histopatológico.

Publicado
2018-10-04
Como Citar
TEIXEIRA, A., AMARAL, P., FROES, J. A., & PIMENTA, L. (2018). Cisto do ducto nasopalatino. REVISTA DO CROMG, 16(2). Recuperado de http://revista.cromg.org.br/index.php/rcromg/article/view/32
Seção
Artigos