Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular: relato de caso

  • Jocasta Santos Assis PUC MINAS
  • Cláudia Assunção e Alves Cardoso
  • Bruno Fernando Cançado Oliveira
  • Michel Calil Abrao Neto
  • Flávio Ricardo Manzi
Palavras-chave: Cálculos das Glândulas Salivares, Glândula submandibular., Sialolitíase.

Resumo

As glândulas salivares, principalmente as maiores, frequentemente apresentam-se obstruídas por estruturas calcificadas, denominadas sialolitos. Estes podem ser encontrados no interior da glândula ou em seu ducto excretor, sendo o local de maior ocorrência, o ducto da glândula submandibular. O diagnóstico pode ser obtido por meio da realização de manobras semiológicas tais como, palpação, inspeção e ordenha da glândula. Os resultados são geralmente confirmados por meio de exames de imagem, dos quais, destacam-se as radiografias oclusal total de mandíbula, panorâmica e tomografia computadorizada. O tratamento pode variar, desde a simples estimulação salivar, até a remoção cirúrgica do sialolito e da glândula envolvida. Objetiva-se com este trabalho realizar revisão de literatura a respeito do tema, bem como relatar o caso clínico de um sialolito de dimensões aumentadas no ducto da glândula submandibular, que foi removido cirurgicamente. Além de destacar as diversas opções de diagnóstico e tratamento disponíveis, e de descrever os aspectos mais relevantes na prática clínica.

Biografia do Autor

Cláudia Assunção e Alves Cardoso

Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela FOP-UNICAMP e mestre em Clínicas Odontológicas com ênfase em Radiologia Odontológica pela PUC Minas.Professora no curso de Especialização de Radiologia Odontológica do CEO-IPSEMG.

Bruno Fernando Cançado Oliveira

Mestre em Clínicas Odontológicas com ênfase em Prótese Fixa na PUC Minas

Michel Calil Abrao Neto

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela PUC Minas.

Flávio Ricardo Manzi

Professor adjunto da PUC Minas, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Clínicas Odontológicas e Odontologia da PUC Minas (Coordenador da ênfase em Radiologia Odontológica e Imaginologia)

Publicado
2019-08-01
Como Citar
Assis, J., e Alves Cardoso, C., Cançado Oliveira, B., Abrao Neto, M., & Manzi, F. (2019). Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular: relato de caso. REVISTA DO CROMG, 18(1), 32-38. Recuperado de http://revista.cromg.org.br/index.php/rcromg/article/view/8
Seção
Artigos