Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. As tabelas foram inseridas ao longo do texto o mais próximo do trecho onde foram mencionadas. As tabelas seguem a padronização exigida pela revista.
    As figuras foram salvas extensão TIFF ou JPEG, resolução mínima de 300dpi, e anexadas separadamente.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre > Submissões .
  • Informei um número de telefone para contato.
  • A página de identificação está salva em arquivo separado ao texto do trabalho e será anexada individualmente.
  • Foi realizada a inclusão dos coautores, um a um, indicando seus nomes completos, sem abreviaturas, filiação, e-mails, URLs de Currículo Lattes e ORCID.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser inéditos e redigidos em português contendo título, resumo e palavras-chave em português e inglês nas seguintes categorias:

Original: estudos controlados e aleatorizados, estudos observacionais, bem como pesquisa básica com animais de experimentação. Os artigos originais deverão conter, obrigatoriamente: Introdução, Material e Método, Resultados, Discussão, Conclusão.

Revisão: a revisão narrativa apresenta caráter descritivo-discursivo. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva.

Relato de Caso: descrição de doenças raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O manuscrito deve conter: Introdução (que situe o leitor em relação à importância do assunto), objetivos da apresentação do(s) caso(s) em questão; relato do caso propriamente dito e Discussão, na qual são abordados os aspectos relevantes e comparados à literatura. OBRIGATÓRIO ENVIO APROVAÇÃO CEP!

Comunicação: relato de informações sobre temas relevantes, apoiado em pesquisas recentes, subsidiando o trabalho de profissionais que atuam na área, servindo de apresentação ou atualização sobre o tema.

Especial: artigos sobre temas atuais não classificáveis nas categorias anteriormente descritas, os quais o Conselho Editorial julgue de especial relevância para a especialidade e/ou comunidade odontológica. Sua revisão admite critérios próprios, não havendo limite de extensão ou restrições quanto ao número de referências.

TRABALHOS ENVOLVENDO SERES VIVOS

Resultados de pesquisas envolvendo seres vivos devem ser acompanhados de cópia do parecer favorável da Comissão de Ética da Instituição de origem ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde. Relatos de Casos clínicos também precisam de aprovação do CEP.

Não devem ser utilizados no material ilustrativo, nomes ou iniciais do paciente.

Nos experimentos com animais devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório, bem como cópia do parecer favorável do comitê ou órgão específico.

CONFLITO DE INTERESSE

Devem ser declarados potenciais conflitos de interesse e fontes de financiamento (após referências).

APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade de seu trabalho em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

O texto deverá ser digitado em fonte Arial tamanho 12, com espaço 1,5 entrelinhas. A folha deve ser de tamanho A4, com formatação de margens superior e esquerda (3,0 cm), inferior e direita (2,0 cm). Todas as páginas devem ser numeradas a partir da página de identificação. O texto não deve ultrapassar 3.500 palavras incluindo as referências.

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO TEXTO

Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:

PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO (deve ser confeccionada e anexada em folha separada ao texto do artigo)

Título: título completo em português, devendo ser conciso.

Nome dos autores:

  • Nome de todos os autores por extenso, indicando o Departamento e/ou Instituição a que pertencem;
  • Todos os dados da afiliação devem ser apresentados por extenso, sem nenhuma abreviação;
  • Endereço completo, telefone e e-mail do autor correspondente;
  • O número de autores de cada manuscrito fica limitado a 6 (seis). A inclusão de mais autores deve ser justificada.

PÁGINA DE TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS CHAVE

Título: título completo em português e inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.

Resumo e abstract: todos os artigos submetidos deverão ter resumo no idioma português e inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo 250 palavras. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados destacando-se objetivos, material e método, resultados e conclusões. Para as demais categorias, o formato dos resumos deve ser narrativo, mas com as mesmas informações. O resumo não deve conter citações e abreviaturas.

Descritores e Key-words (termos de indexação): correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Destacar no mínimo três e no máximo seis termos de indexação em ordem alfabética, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Bireme. Devem ser inseridos em português e inglês.

CORPO DO MANUSCRITO

Introdução: deve definir o problema estudado e relevância. Deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema. Ao final da mesma justificar a sua realização e o objetivo.

Material e Método: incluir os procedimentos adotados, universo e amostra; instrumentos de medida e, se aplicável, tratamento estatístico.

No caso de pesquisas clínicas, informar que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde e fornecer o número do parecer de aprovação.

Ao relatar experimentos com animais, indicar se as diretrizes de conselhos de pesquisa institucionais ou nacionais - ou se foram seguidas qualquer lei nacional relativa aos cuidados e ao uso de animais de laboratório.

Resultados: devem ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Não repetir no texto todos os dados já apresentados em ilustrações e tabelas.

Discussão: enfatizar os aspectos relevantes do estudo e comparar com os achados disponíveis na literatura. Incluir implicações para pesquisas futuras. Evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; podendo sugerir outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento.

Conclusão: devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo, relacionando os resultados obtidos com as hipóteses levantadas. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em no máximo três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho, porém não foram considerados como co-autores.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

FIGURAS

Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada. As tabelas deverão ser padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular / IBGE

Todas as figuras (fotografias, gráficos, quadros e desenhos) devem ser referidas no texto, sendo numeradas consecutivamente por algarismos arábicos e devem ser acompanhadas de legendas descritivas. Na apresentação de imagens e texto, deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes.

O paciente não poderá ser identificado ou reconhecível nas imagens.

As figuras devem ser enviadas em anexo, em extensão TIFF ou JPEG e com uma resolução mínima de 300 dpi. Restringindo à quantidade suficiente para elucidação do trabalho desenvolvido.

REFERÊNCIAS

Máximo de 30 referências por trabalho (exceto revisões sistemáticas ou artigos similares).

As referências devem seguir os padrões resumidos nas ICMJE Recommendations e detalhados em NLM’s Citing Medicine.

Os títulos dos periódicos citados devem ser abreviados de acordo com o estilo usado no NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases. Sem negrito, itálico ou sublinhado.

As referências devem ser numeradas consecutivamente por ordem de entrada no texto.

Publicações e/ou documentos com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros seguidos da expressão "et al".

Referência a comunicação pessoal, trabalhos em andamento e submetidos à publicação não deverão constar da listagem de referências. Citar apenas as referências de relevância para o estudo.

Exemplos de referências:

Livro

Hargreaves KM, Cohen S. Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. 928 p.

Capítulo de livro

Soares JA, Silveira FF, Nunes E, César CAS. Técnicas de termoplastificação da guta-percha. In: Lopes HP, Siqueira Jr JF. Endodontia: biologia e técnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 671-90.

Artigo de periódico

Zenóbio EG, Zenóbio MA, Nogueira MS, Silva TA, Shibli JA. Absorbed radiation doses during tomographic examinations in dental implant planning: a study in humans. Clin Implant Dent Relat Res. 2012; 14(3): 366-72.

Artigo de periódico online

Peruchi CTR, França AB, Bispo CGC, Peixoto IF. Eficácia dos solventes no retratamento endodôntico de obturações realizadas com resilon/epiphany. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [Internet]. 2013 [citado 2013 Dez 13]; 67(1): [cerca de 5p]. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/apcd/v67n1/a12v67n1.pdf

Dissertação e Tese

Almeida AM. Alternativas de tratamento para hepatite viral crônica B: análise de custo-efetividade. [Tese]. Belo Horizonte: UFMG; 2011.

Trabalho apresentado em Congressos, conferências, e outros eventos científicos

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.

CITAÇÃO NO TEXTO

Utilizar sistema numérico único para todo o documento, após a pontuação que fecha a citação. Neste sistema, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismo arábico, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. A indicação da numeração deve ser feita na forma sobrescrita; números sequenciais - separar por hífen; números aleatórios - separar por vírgula. Citar nome do autor seguido do número de referência somente quando estritamente necessário.  No caso de dois autores, devem ser separados por “e”. Mais de dois autores, indicar apenas o sobrenome do primeiro seguido de et al.

Exemplos:

De acordo com Ferreira15 (2004), é prudente que se aguardem estudos...

Para Zenóbio e Almeida13 (2005) a escolha de um material...

Silveira et al.22 (2003) destacaram que apesar do...

 

RESUMOS EXPANDIDOS

Para a submissão dos resumos expandidos vinculados aos congressos com parceria com o CROMG, segue as normativas:

  •  O texto deve ser objetivo e conciso, escrito em fonte Arial 12, contendo mínimo de 500 PALAVRAS e máximo de 1.000 PALAVRAS e texto justificado. 
  • O Resumo Expandido deverá ser estruturado nos seguintes itens obrigatórios: Introdução/Justificativa, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão (para trabalhos científicos e revisões) ou Introdução, Descrição do Caso, Resultados e Conclusão/Considerações Finais (para relatos de casos). Estes itens devem aparecer no corpo do texto.
  • O título, nome dos autores, filiação, descritores, referências bibliográficas, dados de correspondência do autor (e dados de financiamento e aprovação do CEP se houverem) NÃO entram na contagem de caracteres.
  • O título completo deverá ser escrito, em PORTUGUÊS, com a primeira letra em maiúsculo, com até 120 caracteres, SEM os espaços. E em INGLÊS, com até 120 caracteres, SEM os espaços.
  •  Autores (no máximo 8): inserir o nome completo do autor e sua filiação. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). OBRIGATÓRIO existir um autor com registro do conselho de classe (em trabalhos apresentados/submetidos por discentes). 
  • Deverão ser incluídos três a cinco descritores, separados por ponto e vírgula, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e/ou Medical Subject Headings (MeSH).
  •    O texto deverá ser digitado conforme o template no Word (disponível no site da Revista CROMG), de acordo com a norma culta da língua portuguesa e as referências bibliográficas (de 3 a 5 referências) que deverão seguir a regra da revista do CROMG.
  • Gráficos, tabelas, imagens e lista completa de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.
  • Após as referências, incluir, se for o caso, o financiamento (nome da instituição), bem como em pesquisas com seres humanos ou animais incluir o número da aprovação no comitê de ética em pesquisa. Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Todo trabalho com seres humanos precisa inserir o número de aprovação do CEP (relato de casos, pesquisas e afins).

 

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