Acolhimento odontológico do usuário do SUS
Palavras-chave:
Usuário. Cirurgião Dentista. Acolhimento. Humanização.Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) representa atualmente um avanço entre as políticas públicas vigentes no Brasil, pois determina a reestruturação da atenção primária focando na família e na comunidade. Para realizar o atendimento integral das pessoas, a ESF conta com uma equipe multidisciplinar que realiza vários procedimentos e serviços básicos. A saúde bucal é integrante da equipe saúde da família e é composta pelo dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal. Dentre as suas funções destacam-se a realização de atividades educativas, atividade coletivas e individuais, promoção e prevenção de saúde, visitas domiciliares, atividades em escolas e creches e atendimento em consultório dentário. Buscando uma nova proposta de relação usuário /profissional, foi implantada em todas as unidades básicas de saúde do país a Política de Humanização, Humaniza SUS. Essa política é baseada no acolhimento do usuário, tornando o atendimento mais ágil, acolhedor, prestativo e que atenda bem toda a comunidade. Baseado nessa nova estrutura de trabalho da humanização, o cirurgião dentista e sua equipe devem incorporar o acolhimento como metodologia de trabalho, ampliando sua visão e absorvendo a subjetividade do paciente para melhor compreendê-lo. O conceito de acolhimento pode ser entendido como atenção acolhedora, resolutiva e humana para o paciente. Dessa forma, o objetivo desse presente trabalho foi o de analisar e descrever a importância e como deve ser realizado o acolhimento pelo dentista e demais integrantes da equipe de saúde bucal. Foi feita uma revisão na literatura e apurados os trabalhos mais associados com o tema.
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