Análise clínica e eletromiográfica entre o antímero de preferência mastigatória e o antímero de maior destreza de membros superiores
Palavras-chave:
Eletromiografia. Mastigação. Antímero de dominância.Resumo
O presente estudo verificou a relação entre o lado de preferência mastigatória em indivíduos adultos e relacionou o fato do indivíduo ser destro ou canhoto com o antímero de preferência de mastigação. A amostra total foi de 40 indivíduos, sendo 20 destros e 20 canhotos de ambos os sexos que tinham entre 18 a 28 anos, com dentição permanente completa, que não portassem aparelho ortodôntico ou protético e foram questionados se possuíam um lado de preferência mastigatório. Foi realizada uma análise clínica e eletromiográfica dos músculos masseter direito e esquerdo ao mastigar um chiclete padronizado, em repouso e em apertamento dentário. Os dados eletromiográficos foram analisados a partir dos valores da raiz quadrada da média (RMS – root mean square). Um total de 97,5% dos voluntários afirmou ter um antímero de preferência mastigatória. Destes, 55% disseram ter preferência pelo antímero esquerdo e 42,5% pelo direito. Em voluntários do sexo masculino destros, o lado direito se apresentou como antímero de dominância mastigatória na eletromiografia, porém, via questionário à predileção se apresentou igual para ambos os lados. Em voluntários do sexo feminino, a eletromiografia mostrou o lado esquerdo como antímero de dominância mastigatória divergindo com as respostas do questionário onde a predileção foi pelo antímero direito. Já em voluntários canhotos dos dois gêneros, o lado esquerdo se apresentou como antímero de dominância mastigatória tanto na eletromiografia quanto no questionário. Apenas as amostras do gênero feminino (destros e canhotos), apresentaram diferença estatísticamente significante ao comparar o masseter direito e esquerdo quando em ativa mastigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com finalidade de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.