Avaliação do conhecimento de acadêmicos de cursos de graduação na área de Saúde sobre a associação de doenças bucais e sistêmicas

Autores

  • ELYS CARVALHO LIMA
  • NATHALIA VIEIRA BRUZADELLI
  • MARISTELA SOARES PEREIRA

Palavras-chave:

Doença periodontal. Doenças sistêmicas. Medicina periodontal.

Resumo

Nas últimas décadas, avanços científicos e tecnológicos expandiram os conhecimentos sobre a patogênese das doenças bucais, sobretudo das doenças periodontais e periapicopatias. Ao mesmo tempo, evidências sugerem notável interrelação entre focos de infecção bucais e desenvolvimento ou agravamento de doenças cardiovasculares, neurovasculares, pulmonares, diabetes e prematuridade com baixo peso ao nascer, entre outras. Desse modo, o propósito deste estudo foi avaliar, por meio de questionário, o conhecimento de acadêmicos de perío- dos clínicos dos cursos de Enfermagem, de Medicina e de Odontologia, sobre a associação das doenças bucais e sistêmicas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos acadêmicos estudou essa interrelação em disciplina da graduação. Entretanto, foi observada grande divergência sobre quais patologias sistêmicas poderiam ser desencadeadas ou agravadas por doenças bucais, sendo as doenças cardiovasculares as mais correlacionadas. Por outro lado, a minoria referiu já ter sido questionada pelos pacientes sobre essa associação, enquanto a maior parte dos acadêmicos relatou orientar seus pacientes sobre a importância da saúde bucal na saúde geral. Concluiu-se que há necessidade do entendimento mais amplo de futuros profissionais em relação às evidências atuais sobre a importância da saúde bucal na manutenção da saúde geral, visando, assim, melhor orientação dos pacientes.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

LIMA, E. C., BRUZADELLI, N. V., & PEREIRA, M. S. (2017). Avaliação do conhecimento de acadêmicos de cursos de graduação na área de Saúde sobre a associação de doenças bucais e sistêmicas. REVISTA DO CROMG, 12(2). Recuperado de https://revista.cromg.org.br/index.php/rcromg/article/view/106

Edição

Seção

Artigos