TRATAMENTO REABILITADOR COM NÚCLEO METÁLICO FUNDIDO EM DENTES COM TRATAMENTO ENDODÔNTICO DEFICIENTE COM PRESENÇA DE LESÕES
UM RELATO DE CASO MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.61217/rcromg.v20i2.142Palavras-chave:
endodontia; prótese dentária; cirurgia bucal.Resumo
O objetivo do presente relato de caso é mostrar a reabilitação cirúrgica, protética e endodôntica de dentes com lesões interradicularares tratados ou não endodonticamente com núcleo metálico fundido (NMF) satisfatório e não satisfatório e confecção de metalocerâmica. Paciente com a necessidade cirúrgica, protética e endodôntica nos dentes 11 e 21 foi encaminhada para a clínica de prótese da Unifenas e foram realizados exame físico, clínico e radiográfico e foi observado no dente 11 NMF pré-fabricado mal adaptado, coroa metalocerâmica, ausência de tratamento endodôntico e lesão periapical. O dente 21 estava com núcleo metálico fundido justaposto com material definitivo, ausência de tratamento endodôntico, lesão radicular periapical e coroa metalocerâmica fraturada. No dente 11 foi realizado tratamento endodôntico, confecção de uma coroa provisória com dente de estoque e pino provisório com vedamento total do conduto e posteriormente foi confeccionado um núcleo metálico fundido com coroa metalocerâmica, porém após 3 meses observou-se a não regressão da lesão sendo necessário realizar a apicectomia. No dente 21 foi indicado apicectomia, curetagem e retrobturação com vedamento total do conduto para regressão da lesão e posteriormente foi confeccionado coroa metalocerâmica. Conclui-se que o sucesso de qualquer tratamento estético depende da comunicação do paciente com o profissional, e deste com as demais especialidades que envolvem o caso, assim como o planejamento correto para que o objetivo desejado seja alcançado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DO CROMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com finalidade de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
