ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Daiana Moreira Mendes Rozendo UNIFENAS
  • Geovane Evangelista Moreira UNIFENAS
  • Rísia Maria de Oliveira Figueiredo UNIFENAS
  • Lísia Aparecida Costa Gonçalves UNIFENAS

DOI:

https://doi.org/10.61217/rcromg.v21i1.231

Palavras-chave:

assistência odontológica para pessoas com deficiências, odontologia preventiva, educação em saúde bucal

Resumo

No âmbito odontológico, o cirurgião-dentista precisa ter um conhecimento íntegro e estar preparado para atender pacientes portadores de necessidades especiais. A maioria desses indivíduos não apresentam boas condições de saúde bucal e, por isso, necessitam de atenção individualizada além de medidas eficazes de prevenção. O objetivo deste trabalho é destacar a importância do conhecimento e a aplicação de medidas curativas e preventivas durante o atendimento odontológico de pacientes especiais. O levantamento da produção científica sobre o tema “Atendimento Odontológico a Pacientes com Necessidades Especiais”, foi realizado por meio de periódicos presentes nas bases de dados Pubmed, Scielo, Google Acadêmico e Bireme. Os resultados demostraram a importância de um conhecimento íntegro do cirurgião-dentista em relação ao atendimento de pacientes especiais e a necessidade de se abordar esse tema com os estudantes de graduação em odontologia. Portanto, é de extrema valia que haja durante o atendimento odontológico aos pacientes com necessidades especiais uma conduta individualizada, humanizada e com ênfase em medidas preventivas.

Biografia do Autor

Daiana Moreira Mendes Rozendo, UNIFENAS

Universidade José do Rosário Vellano, Curso de Odontologia, Acadêmica, Varginha, Minas Gerais, Brasil.

Geovane Evangelista Moreira, UNIFENAS

Universidade Federal de Alfenas, Departamento de Clínica e cirurgia, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Rísia Maria de Oliveira Figueiredo, UNIFENAS

Universidade José do Rosário Vellano, Curso de Odontologia, Departamento de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Biossegurança e Ergonomia, Varginha, Minas Gerais, Brasil.

Lísia Aparecida Costa Gonçalves, UNIFENAS

Universidade José do Rosário Vellano, Curso de Odontologia, Departamento de Endodontia, Anestesiologia e Metodologia Científica, Varginha, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Rozendo, D. M. M., Moreira, G. E., Figueiredo, R. M. de O., & Gonçalves, L. A. C. (2022). ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS. REVISTA DO CROMG, 21(1), 49–54. https://doi.org/10.61217/rcromg.v21i1.231

Edição

Seção

Artigos