Itinerário formativo em odontologia centrado na rede de atenção em saúde: um relato de experiência em estágio acadêmico

Autores

  • Letícia Moreira Camilo Graduada pela UNIFENAS
  • Ewerton José Moreira de Souza
  • Vinicio Felipe Brasil Rocha

DOI:

https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.303

Palavras-chave:

estágio clínico, atenção primária à saúde, especialidades odontológicas, equipe hospitalar de odontologia, educação em odontologia

Resumo

Introdução/Justificativa: A graduação em Odontologia é um período crucial para se adquirir conhecimentos teóricos e práticos que serão aplicados na carreira profissional. Durante essa fase, estagiar em diferentes áreas de atuação torna-se uma oportunidade valiosa para expandir habilidades e conhecer a realidade do trabalho odontológico em diferentes contextos dentro do Sistema Único de Saúde. A maior parte dos projetos pedagógicos de cursos de odontologia preveem a inserção do acadêmico na Atenção Primária, mas em muitos casos, não possibilitam uma visão integral da rede de cuidado em saúde bucal, no âmbito secundário e terciário. Por outro lado, é já bastante comprovado, que a integração ensino-serviço-comunidade favorece a formação de um odontólogo com visão holística e apto a impactar na saúde da coletividade, conforme preconizado pelas mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de odontologia. Nesse sentido, o presente relato de experiência compartilha um itinerário individual percorrido por uma acadêmica de odontologia em seu último ano de formação. Objetivos: Este relato de experiência visa descrever as atividades desenvolvidas por uma acadêmica de Odontologia durante estágios na rede de saúde Bucal do Município de Varginha no ano de 2022, perpassando serviços de Atenção Primária à Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Odontologia Hospitalar. Atividades Desenvolvidas: Na Atenção Primária à Saúde, a acadêmica teve a oportunidade de atuar por 1 ano em unidades básicas de saúde, realizando triagens, orientação em saúde bucal, aplicação de medidas preventivas, como a escovação supervisionada e participando de atividades de promoção da saúde. A interação com a comunidade permitiu entender a importância da prevenção e educação em saúde bucal. Assim como, da realização de atendimentos clínicos resolutivos, a quadros agudos e crônicos. No Centro de Especialidades Odontológicas, onde a inserção foi optativa, por meio de um estágio extracurricular de 6 meses, a acadêmica teve a chance de vivenciar a rotina de atendimento especializado, participando de tratamentos complexos e atuando em diferentes especialidades, como Endodontia, Periodontia, Pacientes com Necessidades Especiais, Ortodontia, Prótese, Cirurgia Oral Menor e Estomatologia. Durante esse estágio, foi possível aprimorar técnicas específicas e compreender as demandas de pacientes, assim como as ferramentas de matriciamento e coordenação do cuidado. Por fim, por meio da inscrição em um curso de extensão em Odontologia Hospitalar, foi possível acompanhar por 6 meses o atendimento odontológico a pacientes internados, como aqueles em estado grave, com doenças sistêmicas ou que necessitavam de procedimentos sob anestesia geral. Também foi possível nesse nível de atenção, vivenciar os processos de trabalho da traumatologia bucomaxilofacial e sua rotina no centro cirúrgico, a atenção a pacientes oncológicos e a prevenção a Pneumonia por ventilação mecânica no interior da Unidade de Terapia Intensiva. Essas experiências proporcionaram a compreensão da importância da odontologia integrada à equipe multidisciplinar de saúde, a fim de garantir o cuidado adequado e seguro aos pacientes hospitalizados e fragilizados. Resultados: Ao longo dos estágios, a acadêmica pôde observar e vivenciar diversas situações clínicas, ampliando sua capacidade de diagnóstico, planejamento de tratamento e execução de procedimentos odontológicos. Além disso, o contato direto com os pacientes em diferentes contextos de atuação possibilitou o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a compreensão da importância do acolhimento e da escuta ativa. A atuação na Atenção Primária à Saúde permitiu à acadêmica compreender a importância da prevenção e educação em saúde bucal, bem como a necessidade de adaptação das estratégias de acordo com a realidade da população atendida. No Centro de Especialidades Odontológicas, a estudante teve a oportunidade de aprimorar técnicas e conhecimentos específicos em diversas áreas, contribuindo para sua formação especializada. Na Odontologia Hospitalar, a aluna pôde perceber a importância da integração entre os profissionais de saúde e a necessidade de adaptar o atendimento odontológico às condições específicas dos pacientes hospitalizados, levando em consideração a sua condição clínica e o tratamento médico em curso. Considerações Finais: Os estágios realizados nas áreas da Atenção Primária à Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas e Odontologia Hospitalar foram fundamentais para o desenvolvimento profissional da acadêmica de Odontologia. A experiência adquirida durante esses estágios proporcionou a oportunidade de vivenciar diferentes cenários da prática odontológica, aprimorar habilidades técnicas e interpessoais, além de compreender a importância da prevenção, do atendimento especializado e da odontologia integrada à equipe multidisciplinar. Essa experiência contribuiu para a formação de uma profissional mais completa, capaz de atuar em diferentes contextos e lidar com as demandas específicas de cada área. Além disso, os estágios despertaram o interesse da acadêmica por determinadas especialidades odontológicas, possibilitando uma reflexão sobre sua futura área de atuação. Portanto, os estágios em Atenção Primária à Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas e Odontologia Hospitalar proporcionaram à acadêmica uma visão abrangente e aprofundada da prática odontológica, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. Desse modo, foi possível se qualificar para os desafios encontrados por ocasião do ingresso na profissão, sobretudo no âmbito do setor público, onde a compreensão do papel da rede de saúde bucal e sua complementariedade se fazem tão necessários.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

Moreira Camilo, L., José Moreira de Souza, E., & Felipe Brasil Rocha , V. (2024). Itinerário formativo em odontologia centrado na rede de atenção em saúde: um relato de experiência em estágio acadêmico. REVISTA DO CROMG, 22(Supl.3). https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.303