Planejamento estratégico como ferramenta de gestão na saúde bucal SUS-BH: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.334Palavras-chave:
planejamento estratégico, gestão, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução/Justificativa: O Projeto estratégico incorpora responsabilidades aos entes públicos, e trata-se de um instrumento de gestão fundamental para o cumprimento das diretrizes operacionais do SUS, de forma contínua, articulada, integrada e aberta. Na assistência odontológica da rede SUS BH o Projeto estratégico Qualificação Saúde Bucal da APS, foi estruturado em julho de 2022 como proposta para nortear a retomada das ações em saúde bucal após a pandemia de COVID 19. Objetivos: A abordagem propõe reorganizar o processo de trabalho, para melhoria da qualidade do atendimento da população, ampliação do acesso, com resolutividade, qualidade e segurança assistencial, melhoria de estruturas e indicadores assistenciais e qualificação das equipes de saúde bucal. Atividades Desenvolvidas: Foram estipuladas seis entregas: (1) Acompanhamento e monitoramento dos indicadores assistenciais relacionados à Saúde Bucal: Proporção de consultas odontológicas programáticas realizadas por número de consultas programáticas esperadas, Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, Primeiras consultas de Código 2 e 3 em relação ao total de primeiras consultas; Necessidade e oferta de próteses dentárias na atenção primária a saúde (APS) e Tratamento concluído por codificação do LN. (2) Ampliação do atendimento odontológico às gestantes. (3) ações de qualificação da equipe com a capacitação sobre o Manual de Saúde Bucal; (4) retomada da realização do levantamento de necessidades nas escolas municipais e estaduais (5) reorganização da estratégia de gestão no processo de trabalho da saúde bucal com propostas de interação, integração e maior proximidade entre as equipes, as referências técnicas regionais e coordenação (6) Integração ensino-serviço na APS. Resultados: Os dados apresentados apontam o comparativo proporcional do 1º quadrimestre (QD) de 2023 ao 1º quadrimestre (QD) de 2022. O número de consultas odontológicas programáticas realizadas no 1º QD/2022 foram 6.6342 e no 1º QD/2023 foram 11.1299, a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado no 1º QD/2022 foram 26 e no 1º QD/2023 foram 40, as primeiras consultas código 2 e 3 no 1º QD/2022 foram 6.360 e no 1º QD/2023 foram 9.848, oferta de próteses dentárias na APS no 1º QD/ 2022 foram 1055, tratamento concluído por codificação do LN código 0 no 1º QD/2022 foram de 2135 e no 1º QD/2023 foram 2793, código 00 no 1º QD/2022 foram 1412 e no 1º QD/2023 foram 2202, código 1 no 1º QD/2022 foram 5105 e no 1º QD/2023 foram 6661, código 2 no 1º QD/2023 foram 577 e no 1º QD/2023 foram 844, código 3 no 1º QD/2022 foram 70 e no 1º QD/2023 foram 112, código 4 no 1º QD/2022 foram 666 e no 1º QD/2023 foram 835, código 5 no 1º QD/2022 foram 1674 e no 1º QD/2023 foram 3271. Conclusão/Considerações Finais: O planejamento estratégico das ações das equipes de saúde bucal obteve melhoria dos indicadores como apontado, com isso o melhor acolhimento das demandas, melhoria da qualidade do atendimento da população e a ampliação do acesso pode ser observado.
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