The Experience of PUC Minas Dental School in the students training at the SUS Dental care.
DOI:
https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.340Keywords:
educação em odontologia, estágios, capacitação profissional, odontologia em saúde pública, recursos humanos em odontologiaAbstract
Introdução: O curso de graduação em Odontologia da PUC Minas apresenta como um dos seus principais objetivos a formação do cirurgião-dentista baseada na integração ensino-serviço-comunidade. Desde 2007, em sintonia com as DCN, estabeleceu-se uma proposta de formação compartilhada com o SUS por meio dos Estágios Curriculares realizados nos dois últimos anos do curso. Objetivos: Os objetivos da formação compartilhada com o SUS são o de desenvolver habilidades e competências para o exercício profissional do cirurgião-dentista na Rede de Atenção em Saúde Bucal do SUS, tendo como base o princípio da saúde como direito, a integralidade da atenção, o trabalho em equipe e a atenção odontológica com articulação de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos de saúde bucal. Atividades Desenvolvidas: Fazem parte destas atividades os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Esses estágios, no formato de disciplinas do curso de Odontologia e acontecem nos serviços públicos do SUS de três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os alunos atuam em dupla nos estabelecimentos de saúde, considerando os diversos níveis de atenção em saúde bucal. As atividades de estágio envolvem semestralmente cerca de 400 alunos, 60 Unidades Básicas de Saúde, 3 instituição hospitalares e outras instituições conveniadas com a PUC. Além dos estágios realizados nos estabelecimentos de saúde, os alunos atuam de forma complementar em uma clínica de atenção especializada (tipo CEO) dentro da PUC Minas, com atendimento referenciado exclusivamente pelo SUS-BH. Todos os alunos devem realizar um mínimo de dois anos de estágio curricular obrigatório nas UBS (4 semestres letivos), 1 semestre letivo de estágio obrigatório na clinica especializada da PUC Minas e um mínimo de 96 horas de estágio curricular não obrigatório em estabelecimentos de saúde bucal, em qualquer nível de atenção, ficando a critério do aluno escolher o estabelecimento de saúde. Os estágios obrigatórios de dois anos são realizados nas UBS, sempre na mesma unidade, a fim de manter vínculo com as equipes de saúde e a construção de propostas de intervenção de acordo as necessidades e demandas da população da área adstrita à UBS. As ações dos alunos incluem todas as ações realizadas no serviço, conforme protocolos dos respectivos municípios envolvidos, tais como diagnóstico do território, participação no planejamento das ações de saúde bucal, visitas domiciliares, atendimento clínico e ações de promoção e prevenção individuais e coletivas de saúde. Os alunos são supervisionados pelos cirurgiões-dentistas da Rede e orientados pelos docentes do curso de Odontologia, em visita de rotina semanal às UBS e demais estabelecimentos envolvidos. Para acompanhamento das atividades de estágio supervisionado, a PUC Minas possui uma plataforma de gestão de estágio que permite a avaliação dos alunos por meio de relatórios semanais eletrônicos, além de possibilitar a gestão dos seguros obrigatórios e termos de compromisso. Esses relatórios são avaliados semanalmente pelos docentes e fazem parte da avaliação somativa das disciplinas de estagio supervisionado. Além disso, ainda como parte da avaliação dos alunos está a aplicação de dois instrumentos de avaliação formativa: formulário eletrônico de auto avaliação dos alunos e formulário eletrônico de avaliação dos alunos pelos dentistas supervisores da Rede. Além do estágio obrigatório nas UBS, todos os alunos devem realizar estagio na clinica especializada da PUC Minas, que atende exclusivamente pacientes do SUS com a gestão das vagas feitas pela SMSA-PBH, que atende cerca de 260 pacientes/semestre. Ao final de toda trajetória de estagio, os alunos participam de um Seminário final, com apresentação de portfolio compreendendo toda experiência de estágio na rede de serviços bem como apresentação de um projeto/cenário de pratica desenvolvido durante o estágio. Nesse seminário são convidados a participar alunos, docentes, equipes de saúde bucal e gestores do SUS municipais envolvidos. Considerações finais: Destacam-se os seguintes resultados dessa experiência que já conta com 16 anos de atividade: a potencialidade do desenvolvimento de trabalho interprofissional; o sentimento de vínculo e pertencimento às UBS (como retorno, vários ex-alunos são contratados pelos serviços dos municípios envolvidos); o compromisso com o acesso e enfrentamento da realidade de saúde bucal das populações envolvidas; a contribuição na educação permanente das equipes de profissionais (seminários, cursos de capacitação e curso de especialização); a qualificação do acesso à saúde bucal pela contribuição dos alunos com projetos de intervenção junto às populações atendidas. Consideramos que esse processo tem propiciado o estabelecimento de um ciclo virtuoso de formação compartilhada com a Rede de Atenção em Saúde Bucal.
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