University program in communities: extension and dialogic interaction in student education
DOI:
https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.426Keywords:
cobertura de serviços de saúde, relações comunidade-instituição, integralidade em saúde, atenção primária à saúdeAbstract
Introdução/Justificativa: A extensão como alicerce na Educação Superior Brasileira é regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, prevendo que o estudante deve possuir uma preparação cidadã com uma relação dialógica com a comunidade e troca de conhecimentos horizontal, que deve perpassar e promover uma formação integral e humanizada. Além disso, normas como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação em Odontologia, prevê a necessidade de formar profissionais capazes de atenderem diretrizes humanísticas e éticas, com ênfase na dignidade humana, na atuação em equipe além de promover saúde com atenção as necessidades do paciente. Dessa forma, o Programa Universidade nas Comunidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri consiste em uma ação de caráter extensionista e institucional, desenvolvido e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia, e o Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia do Vale, cujas ações perpassam atividades multidisciplinares de educação em saúde e atividades de lazer para comunidades agregadas ao espaço geográfico da área de abrangência da Instituição. Objetivos: Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo trazer ações executadas pelos discentes do curso de Odontologia da UFVJM no Projeto Saúde Bucal Móvel dentro do Programa Universidade nas Comunidades. Espera-se ainda explanar os dados quantitativos referentes aos procedimentos realizados, destacando o impacto nas comunidades visitadas. Atividades Desenvolvidas: As ações desenvolvidas pelo Programa foram possibilitadas pela presença de uma Unidade Móvel, que conta com quatro consultórios, sendo dois odontológicos e dois médicos. As atividades realizadas integraram a multidisciplinaridade, agregando não só diversas áreas da saúde (Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Odontologia), como também os âmbitos de cultura e lazer. Ações educativas, preventivas e de promoção de saúde ganharam espaço, sendo desenvolvidas de acordo com o ciclo de vida, em creches, escolas, sala comunitária e visitas domiciliares, perpetuando conhecimento e promovendo o empoderamento da população para a manutenção dos cuidados com a saúde. No que tange aos procedimentos clínicos, podemos incluir profilaxias, raspagens, restaurações, exodontias, pulpectomias, mapeamento de necessidades protéticas e encaminhamentos para outras especialidades, quando necessário. Além disso, o rastreamento de lesões orais com a equipe especializada em estomatologia, tem se mostrado um diferencial, associado a ações voltadas para o incentivo do autoexame e palestras sobre câncer bucal, objetivando capacitar os pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, no diagnóstico precoce das alterações bucais e no encaminhamento para centros de referência. Resultados: Do início do programa até o mês de agosto de 2023 houve a participação de 169 voluntários, incluindo graduandos, pós-graduandos e docentes do curso de Odontologia. Ao todo foram 1249 procedimentos odontológicos executados, nos quais se incluem: 325 exames clínicos, 131 restaurações em resina composta, 61 restaurações em cimento ionômero de vidro, 3 restaurações em amálgama, 3 capeamentos pulpar direto e 9 indiretos, 7 tratamentos restauradores atraumáticos, 28 selantes, 158 profilaxias, 107 raspagens, 12 exodontias de dentes decíduos e 38 em dentes permanentes, 17 encaminhamentos, 118 exames radiográficos, 154 pessoas abordadas no rastreamento de lesões bucais, 125 aplicações tópicas de flúor, 3 cimentações de provisório, 1 remoção de sutura, 1592 kits distribuídos associados a escovação supervisionada, 4 pulpectomias e rastreamento de 56 pacientes com lesões bucais dos quais 23 foram encaminhados para atendimento especializado. Um total de 1700 pessoas atendidas, exibindo de forma expressiva o impacto positivo do projeto nas comunidades. Considerações finais: Embora vários municípios em Minas Gerais estejam bem-organizados na área médica e de enfermagem, ainda se encontram deficitários em relação a assistência odontológica. Dessa forma, foi possível inferir que o programa Universidade nas Comunidades tem angariado inúmeros benefícios para as populações beneficiadas, se apresentado como uma importante ferramenta para ampliação do acesso à saúde. Contribuindo também na formação acadêmica, visto que as atividades permitem a inserção dos estudantes em uma realidade diferente da encontrada dentro das clínicas escolas, necessitando a integração do tripé universitário, com amplo conhecimento científico e de práticas baseadas em evidências.
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