Análise da representatividade do conteúdo de saúde coletiva nos processos de admissão de cirurgiões dentistas na administração pública
DOI:
https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.456Palavras-chave:
cirurgiões-dentistas, administração pública, saúde públicaResumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) representa um importante empregador no Brasil, com 2.959.427 profissionais, incluindo cirurgiões dentistas. Atualmente há 33,3 mil equipes de saúde bucal. Analisou-se a representatividade da Saúde Coletiva nos processos de admissão de cirurgiões dentistas na administração pública, por dados secundários e públicos dos sites Qconcursos e PCI concursos, de 2018 a 2023. Contabilizou-se questões de saúde coletiva e qual área pertence. Resultados parciais de 2020 com 69 provas no território nacional - 61 concursos públicos e 8 processos seletivos com 1.439 questões do conhecimento específico, 19,2% são de Saúde Coletiva. Conteúdos abordados nas provas, o SUS mostra-se expressivo, 65%;a atenção Básica, 8,6% e procedimentos preventivos, 7,5%. Concluiu-se que a Saúde Coletiva está exponencialmente presente e o conhecimento do SUS é de extrema relevância para aqueles odontólogos que buscam por uma vaga de trabalho em quaisquer esferas da administração pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA DO CROMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com finalidade de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
