Prevalência de lesões de mucosa bucal em pacientes em tratamento da toxicomania em dois centros de referência na cidade de Belo Horizonte
um estudo piloto
Palavras-chave:
Mucosa Bucal. Toxicomania. Drogas ilícitas.Resumo
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções, podendo ser classificada no âmbito da legislação brasileira como lícita ou ilícita. Uma vez que é descrito na literatura que o uso de determinadas substâncias pode causar alterações clínicas na mucosa bucal, o presente trabalho teve como objetivo a identificação e diagnóstico das alterações na mucosa bucal de indivíduos em tratamento da toxicomania, em dois centros de referência para o tratamento de dependentes químicos na cidade de Belo Horizonte (MG). Para participar do estudo o indivíduo deveria fazer uso de, pelo menos, um tipo de substância ilícita. Para a realização da pesquisa foi feita uma coleta de dados referente aos hábitos dos participantes quanto ao consumo de diversas substâncias químicas, assim como uma descrição detalhada das alterações na mucosa bucal, encontradas nos mesmos. Alterações na mucosa bucal foram encontradas em 12 dos 74 participantes, os quais foram encaminhados para realização de diagnóstico e tratamento. Embora apenas um desses pacientes encaminhados tivesse procurado tratamento, uma descrição do perfil de utilização de substâncias químicas foi traçado para os participantes da pesquisa a fim de se tentar correlacionar o tipo de substância utilizada com a alteração na mucosa bucal encontrada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com finalidade de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.