Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal em alunos da área da saúde da Universidade Vila Velha

Autores

  • Aline de Sena Sfalcin Universidade Vila Velha
  • Ludmilla Awad Barcellos

DOI:

https://doi.org/10.61217/rcromg.v23.650

Palavras-chave:

saúde bucal, cárie dentária, educação em saúde

Resumo

Introdução: A preocupação com a saúde bucal é um aspecto vital no bem-estar geral das populações, no entanto, observa-se uma disparidade significativa no acesso aos serviços odontológicos, especialmente entre regiões desenvolvidas e menos favorecidas. Essa disparidade é claramente delineada pelos dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), os quais destacam uma diferença marcante no número de profissionais atuantes em diferentes localidades. Além disso, a falta de infraestrutura adequada e as barreiras geográficas também contribuem para essa problemática. Nesse contexto, torna-se crucial reconhecer o papel dos profissionais de saúde, não apenas cirurgiões dentistas, mas também outros profissionais da área da saúde, na promoção da saúde bucal. Vale também destacar o importante papel dos profissionais de saúde como agentes multiplicadores de informações, que apresentam o objetivo de informar, orientar, além de problematizar os conhecimentos técnicos frente à realidade vivenciada a respeito dos cuidados com a saúde bucal, que muitas vezes é marcado pela desinformação devido à falta de informações sobre a higiene bucal. Este estudo visa avaliar o conhecimento dos alunos sobre a relação entre saúde bucal e saúde sistêmica, destacando como a saúde bucal pode ter manifestações sistêmicas e vice-versa. Objetivos: Avaliar o conhecimento dos alunos da Universidade Vila Velha sobre a relação entre saúde bucal e saúde sistêmica com foco na cárie dentária e destacar a importância dessa compreensão para a promoção da saúde oral. Além disso, busca-se é necessário compreender essa relação para a formulação de planos de ação voltados à prevenção de doenças bucais e consequentemente promover a saúde sistêmica, enfatizando o papel fundamental que qualquer profissional de saúde pode desempenhar nesse processo.  Métodos: Realização de um estudo transversal e analítico, utilizando questionários autoaplicáveis para coletar informações dos alunos. A amostra será composta por estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia e Enfermagem, do 1º ao 4º período. Uma análise pontual das informações coletadas em uma amostra específica da população-alvo da área da saúde da Universidade Vila Velha. Alunos afastados por motivo de doença ou licença maternidade serão excluídos da amostra. Os dados coletados serão submetidos a análises estatísticas utilizando o programa Epi-Info versão 6.04. Testes estatísticos bivariados, como o teste Qui-Quadrado, serão utilizados para identificar associações entre as variáveis, com um nível de significância de 0,05. Resultados Esperados: Espera-se encontrar bom nível de conhecimento dos estudantes sobre cárie dentária e saúde bucal em geral. Porém, supõe-se que o conhecimento esteja limitado a respeito do impacto das doenças bucais na saúde sistêmica. A análise dos dados também visa identificar diferenças significativas entre os cursos e períodos acadêmicos dos alunos. Prevê-se que os resultados possam avaliar o nível de conhecimento dos futuros profissionais da saúde em relação à cárie dentária, o uso do flúor e seu impacto na saúde bucal, bem como melhorar o conhecimento e esclarecer dúvidas após a palestra que será realizada após o preenchimento dos roteiros. Essa compreensão é crucial, especialmente em áreas onde a falta de Cirurgiões-dentistas pode resultar na insuficiência de atendimento e informações sobre a cárie. Dessa forma, os futuros profissionais estarão preparados para fornecer orientações sobre higiene bucal e informar sobre a doença cárie, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes.  Conclusão: Conclui-se que a promoção da saúde bucal é essencial para reavaliar o papel dos profissionais de saúde, transformando o paciente de um receptor passivo em um participante ativo na prevenção e manutenção da saúde. A integração entre Medicina e Odontologia, especialmente em ambientes hospitalares, é crucial para mitigar complicações como lesões orais e infecções associadas à saúde bucal. A educação em saúde bucal deve ser uma prioridade em todas as áreas da saúde, pois todos os profissionais podem desempenhar um papel vital na prevenção de doenças bucais e na promoção de uma saúde geral melhor. Este trabalho visa fortalecer o conhecimento dos estudantes da Universidade Vila Velha sobre a interdependência entre saúde bucal e saúde sistêmica, promovendo uma formação mais completa e capacitando-os para melhorar o cuidado com a saúde de suas futuras comunidades.

Biografia do Autor

Ludmilla Awad Barcellos

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1982 e especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora Titular da Universidade Vila Velha (ES) nas disciplinas de Saúde Coletiva, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontopediatria. Coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Espírito Santo. Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal, qualidade de vida, percepção, saúde do trabalhador e serviços odontológicos. Mestre em Saúde Coletiva (São Leopoldo Mandic Campinas) e Doutora em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Atuação em consultório particular para atendimento em Odontopediatria desde 1985.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

de Sena Sfalcin, A., & Awad Barcellos, L. (2024). Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal em alunos da área da saúde da Universidade Vila Velha. REVISTA DO CROMG, 23(Supl.1). https://doi.org/10.61217/rcromg.v23.650