Ética no marketing odontológico
Palavras-chave:
Marketing. Publicidade. Ética. Odontologia.Resumo
O marketing é uma importante estratégia na solução dos problemas de competitividade da classe odontológica. Entretanto, o modo como ele é utilizado pelos cirurgiões-dentistas deve se pautar nos parâmetros estabelecidos pelo Código de Ética. Esse trabalho tem como objetivo verificar a obediência aos preceitos éticos na publicidade odontológica por meio da avaliação de cartões, placas e panfletos distribuídos e afixados na região central da cidade de Belo Horizonte. Foram avaliadas 26 placas, 45 cartões de visita e 10 panfletos, recolhidos e/ou fotografados em ruas de grande fluxo de pessoas na região central de Belo Horizonte. O material recolhido foi avaliado quanto à presença de itens considerados obrigatórios pelo Código de Ética Odontológico Resolução CFO- 71/2006 (vigente à época de realização da pesquisa) e Resolução CFO- 118/2013 (em vigor de desde 1° de janeiro de 2013) quanto à frequência de itens opcionais e quanto à presença de itens irregulares. Entre as infrações éticas mais frequentemente encontradas estão a não divulgação do nome representativo da profissão cirurgião-dentista. Nas diferentes formas de anúncio avaliadas, esse se mostra ausente, resumido pela palavra dentista ou substituído por odontologia. A divulgação de preço, modalidades de pagamento e premiação pela realização do tratamento, também se mostraram frequentes. Esses resultados corroboram o de estudos anteriores e comprova o desconhecimento dos cirurgiões-dentistas quanto aos princípios éticos da propaganda em odontologia.
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