Gamification and artificial intelligence in favor of health promotion: experience report

Authors

  • Ewerton José Moreira de Souza
  • Luiz Fernando da Silva
  • Paulo Henrique Araújo
  • Vinicio Felipe Brasil Rocha

DOI:

https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.305

Keywords:

políticas de saúde, odontologia comunitária, gamificação, inteligência artificial, promoção da saúde

Abstract

A pandemia de Covid-19 acelerou o uso de tecnologias e inteligência artificial em diversos setores, incluindo a educação em saúde. Nesse contexto, as atividades de promoção da saúde gamificadas e mediadas por tecnologias têm se mostrado alternativas viáveis. Desse modo, relatos de experiências que abordem o potencial da gamificação e inteligência artificial na promoção da saúde e prevenção de doenças bucais, são muito atuais e necessários. O objetivo do presente relato foi avaliar o engajamento do público infanto-juvenil por meio de atividades gamificadas, utilizando jogos sérios e ferramentas de inteligência artificial com desenvolvimento de um chatbot baseado em inteligência artificial. Também procurou-se investigar, o impacto dessas atividades na literacia em saúde e na aquisição de conhecimentos sobre práticas de higiene oral e prevenção de doenças bucais. Nesse sentido, inicialmente foram desenvolvidas atividades de revisão abrangente da literatura científica sobre gamificação, inteligência artificial e educação em saúde bucal, buscando fundamentar o estudo e identificar as melhores práticas baseadas em evidências. Na sequência, se passou a etapa de seleção das ferramentas e plataformas mais adaptadas aos objetivos propostos, sendo as elegíveis: Kahoot, Mentimeter, Wordwalls, Chat GPT e Instagram. Em uma etapa posterior foram desenvolvidas atividades gamificadas utilizando as ferramentas selecionadas, abordando temas relevantes à saúde bucal, como técnicas de escovação, alimentação saudável e prevenção da cárie. Um chatbot amigável e interativo, que pode ser acessado por meio do site ou de aplicativos de mensagens populares foi projetado para fornecer informações sobre saúde bucal e responder perguntas mais comuns. Suplantada a fase de planejamento, deu-se se início à aplicação das atividades gamificadas, incluindo interações com o Chat GPT, aplicadas em escolas com a participação de alunos e professores, a fim de avaliar o engajamento, a efetividade e o impacto na literacia em saúde bucal. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente, permitindo a identificação de tendências, desafios e benefícios da gamificação e inteligência artificial, na promoção da saúde bucal e prevenção de doenças. Optou-se no aspecto metodológico, por utilizar-se um piloto para elaboração de diretrizes que permitissem a aplicação do projeto em maior escala, com base nos resultados e nas melhores práticas identificadas. Um gargalo verificado nessa etapa foi a deficiência de conhecimento dos atores docentes e profissionais no emprego dessas ferramentas. Assim, foram propostas diretrizes para capacitar os profissionais de saúde bucal e professores no uso efetivo das plataformas tecnológicas e de inteligência artificial como facilitadores do processo de educação em saúde. Os resultados demonstraram que as atividades gamificadas, aliadas à inteligência artificial, proporcionaram um alto nível de engajamento do público infanto-juvenil. Além disso, houve um aumento significativo na literacia em saúde bucal dos participantes, que demonstraram maior interesse e motivação em aprender sobre higiene oral e prevenção de doenças bucais por meio dessas atividades interativas e lúdicas. A utilização do Chat GPT permitiu uma interação personalizada, respondendo às dúvidas dos alunos e oferecendo orientações individualizadas, o que facilitou o processo de educação em saúde. Conclui-se assim, que a gamificação aliada à inteligência artificial, apresenta um grande potencial na promoção da saúde bucal, facilitando a educação em saúde e a prevenção de doenças bucais. Essas abordagens tecnológicas oferecem uma forma interativa, personalizada e dinâmica de transmitir conhecimentos, engajando o público e melhorando a literacia em saúde bucal. O uso da inteligência artificial, permite uma interação mais próxima e individualizada, facilitando o processo de educação e esclarecendo dúvidas dos alunos. No entanto, é necessário investir na capacitação dos profissionais de saúde bucal para garantir um uso efetivo e seguro das ferramentas tecnológicas, de modo a maximizar os benefícios da inteligência artificial no processo educacional. A combinação da gamificação, inteligência artificial e interações com o Chat GPT pode revolucionar as ações de educação em saúde bucal, promovendo uma abordagem mais interativa, educativa e eficaz, contribuindo para a prevenção de doenças bucais e o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde a infância. Deve-se por fim destacar, que à medida que o aprendizado de máquinas e algoritmos avança, é provável que surjam mais aplicações e recursos inovadores para melhorar os cuidados em saúde, que podem otimizar o trabalho da equipe de saúde bucal. No entanto, é importante ressaltar que a inteligência artificial deve ser usada em conjunto com a expertise e supervisão de profissionais de saúde qualificados para obtenção de melhores resultados.

Published

2024-01-25

How to Cite

Souza, E. J. M. de, Fernando da Silva, L., Henrique Araújo, P., & Felipe Brasil Rocha, V. (2024). Gamification and artificial intelligence in favor of health promotion: experience report. REVISTA DO CROMG, 22(Supl.3). https://doi.org/10.61217/rcromg.v22.305